A melhor maneira de chegar à ilha de Kona, cidade que incorpora a Big Island, umas das oito ilhas do arquipélago do Havaii, é voando da costa Oeste dos Estados Unidos. A United Airlines @united tem voos diários e diretos de Los Angeles para Kona e o ideal para explorar a ilha é alugando um automóvel 4x4. Uma boa dica é dirigir no sentido da ilha de Hilo apreciando as cachoeiras da região e fazendo trilha.


Três dias em Kona são suficientes para explorar o lugar sem quase nenhum vestígio de destruição  pelas mãos do homem. Por integrar o território dos Estados Unido, o Havaii tem como moeda local o dólar, sendo necessário aquisição de visto para entrar na ilha.


As melhores praias para passar o dia é a Manini'owali Beach, Kua Bay, onde o visitante vai poder admirar um por do sol encantador junto as águas do ocenao Pacífico. Outra área que precisa ser explorada é a charmosa região do Waipio Valley que se encontra a apenas uma hora de carro saindo de Kona. É recomendado parar em Hanokaa Town para desfrutar um prato de frutas exóticas locais em um dos cafés em formato de trailer.


A gastronomia tem como destaque o restaurante @lavalavabeachclub. É aconselhável fazer reserva antecipada, pois o local está sempre bem movimentado. Localizado na praia, o ambiente conta com música ao vivo e um bar para apreciar o por do sol desfrutando do tradicional drink havaiano Muai Tai antes do jantar.


O melhor local para hospedagem é o @hiltonwaikoloavillage, localizado em uma das melhores regiões de Kona, a Vila de Waikoloa. O resort tem muito a oferecer, incluíndo um show de golfinhos que são cuidados pelos funcionários do hotel. Todos os quartos da Torre Makai possuem sacada com vista para o mar. Como tradição local, o hotel oferece um colar chamado "kukui nut leis" como sinal de hospitalidade.


O hotel oferece café da manhã à la carte devido as restrições da pandemia. A ilha está totalmente preparada para receber visitantes de maneira segura. A marca Hilton segue os padrões de limpeza e segurança conhecido como "CleanPlus". 


Todos os locais respeitam muito a natureza e por essa razão a marca Hilton oferece uma garrafa de água reciclável para que as pessoas utilizem durante toda a estadia. O objetivo é incentivar o turista a não jogar plástico no oceano protegendo assim os golfinhos. O projeto é conhecido como "Dolphins Quest".


O KPC, Kamuela Provision Company, restaurante signature do Hilton Waikoloa Village, oferece uma das melhores vistas para o oceano e um por do sol inesquecível. A melhor opção para esse momento se trata de um menu com degustação de vinhos selecionados.



O ápice da viagem é o passeio de helicóptero. Sobrevoar a região é uma das recomendações que devem fazer parte do roteiro. A empresa @maunaloahelicopters oferece pacotes com preços acessíveis e pilotos treinados para voar na região. Eu tive a oportunidade de sobrevoar a ilha de Kona tendo a experiente Maria como piloto.


Sou jornalista, criador de conteúdos no nicho de viagens,  hotelaria e travel blogger. Radicado nos Estados Unidos mostro minha experiência vivendo no país e compartilho dicas de viagens em meu Instagram @claudiovazjunior sobre viagens, hotelaria, gastronomia e atualizando as pessoas sobre a reabertura dos países devido à Pandemia.

Grande abraço,

Cláudio Vaz Junior