A pandemia causada pelo novo coronavírus promoveu mudanças estruturais em todo o mundo e em diferentes setores da sociedade. Uma das áreas mais afetadas foi o turismo — alguns países mais que outros. Para alertá-lo sobre seu interesse em conhecer o país, fizemos esse artigo para falar sobre o turismo pós-pandemia na Turquia.

Para abordar o assunto, iremos contextualizá-lo falando sobre a pandemia do coronavírus e as ações que restringiram o turismo em todo o mundo. Em seguida falaremos sobre as ações adotadas na Turquia e como estão os principais roteiros pelo país.

Boa leitura!

A Pandemia E Os Impactos No Turismo No Mundo E Na Turquia




Em 2020, durante o auge da pandemia, cerca de metade da população mundial estava em quarentena. Isto é, havia restrição de circulação de pessoas, a fim de inibir a circulação do novo coronavírus. Com essa restrição, vários negócios foram afetados, incluindo serviços básicos. Outros foram afetados de forma integral, como o turismo.

Afinal, como fazer turismo sem a restrição de pessoas? Nesse momento, as cidades de todo o mundo foram esvaziadas e fechadas para visitantes. Ainda que fosse possível chegar até as regiões, não teria muito o que fazer, pois os principais atrativos estariam fechados para visitantes.

Muitos turistas que tinham comprado passagens e reservado hotéis com antecedência precisaram adiar suas viagens ou mesmo pedir o reembolso.



Entre os países que foram bastante afetados pela crise do coronavírus em relação ao seu turismo, a Turquia é um deles.

Este país tem vocação natural ao turismo. E essa inclinação se deve a inúmeros fatores, ligados tanto à história, cultura e a geografia do país. Afinal, a Turquia está localizada no que foi o coração do Império Bizantino (Império Romano do Oriente).

Outra curiosidade histórica sobre a Turquia, ainda mais antiga, foi que a região, especialmente a sua costa, era parte do mundo grego na antiguidade. Dessa maneira, o país conta com inúmeros atrativos históricos, como as ruínas do templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo.          

Mais uma das maravilhas do mundo antigo presente na atual Turquia é o mausoléu de Halicarnasso. Além disso, há muitas construções remanescentes do período romano, bizantino, e também do período otomano, consolidado após a tomada de Constantinopla em 1453 (atual Istambul) pelos otomanos.

Há também fatores culturais que influenciam no turismo da Turquia. Este é um dos países mais receptivos a estrangeiros, e também um dos mais cosmopolitas do oriente médio. A transição entre oriente e ocidente ocorre neste país, tanto culturalmente quanto geograficamente.



A geografia abençoou o país tanto com maravilhosas paisagens, praias e montanhas, fato que atrai milhares de turistas, especialmente para a Capadócia.

Após os primeiros momentos de ampla restrição e crescimento das incertezas, a Turquia voltou gradualmente a receber turistas. Após os programas de vacinação em massa em todo o mundo, o turismo no país voltou a ser praticado como antes, respeitando ainda algumas restrições.

Para deixá-lo a par das regras, falaremos sobre o turismo nos mais importantes destinos turísticos: Istambul e Capadócia.

Istambul

Ao contrário do que muitos pensam, Istambul mão é a capital da Turquia — esta é Ancara. Contudo, apesar de não ser a capital política, Istambul é a capital cultural e econômica do país, além de ser a maior cidade. A cidade está situada sobre a antiga cidade de Constantinopla “A Segunda Roma”, capital do Império Romano do Oriente até 1453.

Desde que foi fundada com o papel de estabelecer a influência de Roma no Oriente, a cidade foi uma das mais importantes do mundo. Por sua localização estratégica, é um importante entreposto comercial desde os tempos da antiguidade, pois é passagem de rotas comerciais entre oriente e ocidente, além de ligar o mediterrâneo ao mar negro por meio do Estreito de Bósforo.

É também uma cidade muito cosmopolita e com diversos atrativos comerciais por toda a cidade.

Entre os principais atrativos, não poderíamos destacar a visita à Mesquita Azul, a única mesquita de Istambul a ter seis minaretes. É um templo de grande magnitude, símbolo da autonomia da autonomia da religião e poder político otomano.

Outro atrativo importante é a Hagia Sofia, construída pelos bizantinos, há mais de 1400 anos. Já foi um templo cristão ortodoxo e uma mesquita. Atualmente, é um museu onde é possível observar e estudar esse contato entre diferentes culturas.



As visitas a ambos os monumentos possuem regras similares. Ambas já estão abertas à visitação, mas devem ser respeitadas as recomendações dos profissionais do museu.

Outra construção histórica para visitar é a Torre de Gálata, construída pelos genoveses no século XIV, quando a cidade ainda era Constantinopla. Essa construção era feita para controlar o movimento de navios no estreito de Bósforo.

Outros atrativos são os mercados da cidade, espalhados por toda a malha urbana e que reúnem produtos típicos dessa intensa mistura entre as culturas. Entre os principais, destacamos: o Bazar Egípcio e o Grand Bazar.

Capadócia

A Capadócia é uma região no interior da Turquia, situada em uma região montanhosa do país e repleta de pequenos vilarejos e diferentes atrações turísticas.

O principal atrativo turístico da região são as belezas naturais, construídas com a ação do tempo e graças a origem vulcânica da região. A união da origem vulcânica e a erosão do tempo permitiu formações particulares, como as cavernas. Muitas dessas são utilizadas para diversas construções, de casas a restaurantes e hotéis.



O Voo de Balão é na região é famoso em todo o mundo e é uma programação perfeita para quem busca novas experiências e uma visão privilegiada dessa linda região.

Outros atrativos da região que vale a pena conhecer são:

·           Göreme e seu ponto panorâmico;

·           Göreme Open Air Museum;

·           Paşabağ;

·           Red Valley;

·           Love Valley.



Gastronomia Turca

A gastronomia turca é muito rica e é reflexo da cultura do país, com diversas influências, desde a região montanhosa até a presença do mediterrâneo; da união de diferentes povos, como os gregos, turcos e os árabes.



O café e o chá turco são muito famosos. Desse modo, sempre que puder, pare para conhecer as casas de chá e cafés da Turquia.

Para comer, há o Kebab (carne grelhada), o prato típico turco mais conhecido fora do país. Há também o Gözleme, espécie de crepe turco. Como opção de doces, o Blakava é um grande atrativo (feito a partir de massa folhada, mel e pistache, geralmente).



Enfim, há uma infinidade de pratos típicos e vale a pena provar cada um deles!

Viaje Para A Turquia Guiado Por Quem Entende Do Assunto

Para viajar para um novo país, é necessário que você tenha o máximo de instrução. Especialmente um país com cultura um pouco diferente da nossa. Para fugir de problemas e aproveitar ao máximo a viagem, recomenda-se buscar por empresas e profissionais especializados no turismo para a região.



Para o público brasileiro, indicamos a agência Segredos da Turquia (@segredosdaturquia). A empresa, há 10 anos, facilita a vida de brasileiros que desejam conhecer a Turquia, incluindo as regiões citadas ao longo do texto. Além disso, oferece diversas dicas para aproveitar a viagem ao máximo.

Sendo assim, a Turquia é um excelente destino para turistas de todo o mundo. O turismo para o país voltou ao normal após a pandemia, salvo algumas recomendações sobre redução de aglomeração ou uso de máscaras em locais fechados. E você, o que está esperando para conhecer o país?!