Seguindo os meus relatos sobre a viagem ao Egito, destaco hoje a experiência de conhecer a cidade de Luxor, localizada às margens do Nilo e ao Sul do Egito. Luxor está situada sobre a antiga cidade de Tebas, capital durante boa parte do antigo Egito e morada dos Faraós no auge da civilização egípcia.

Desse modo, os principais atrativos da cidade estão relacionados ao auge da civilização do Egito antigo, com seus templos e monumentos dedicados às figuras dos Faraós.

Em minha viagem à cidade de Luxor, visitei alguns dos monumentos mais importantes do país e da história da antiguidade.

Contarei de forma breve e descontraída a minha experiência e abordarei um pouco sobre o que você encontrará nos principais monumentos da antiga cidade de Tebas.

Boa leitura!

Valley of the Kings




O Vale dos Reis é um local dedicado aos Faraós do antigo Egito. Está localizado às margens ocidentais do Nilo, ao lado oposto da atual cidade de Luxor e antiga Tebas. Além dos monumentos dedicados aos antigos imperadores do Egito, a região conta com edificações em homenagem a nobres e sacerdotes daquela sociedade.

Esta região conta com importantes informações arqueológicas sobre o modo de vida do antigo Egito. As tumbas contam com várias informações sobre a mitologia e costumes funerários praticados no Egito. Além disso, contribui para explicar como funcionava a hierarquia nessa antiga civilização.

A fama do Vale dos Reis alcançou influência mundial com a descoberta do túmulo de Tutancâmon. Apesar de não ser um faraó tão relevante para a história do antigo Egito, o seu túmulo estava muito preservado, ao contrário da maioria que foi encontrada saqueada e vandalizada.

Devido à importância para a história e cultura da humanidade, o túmulo de Tutancâmon, assim como todo o sítio do Vale, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.


Templo de Karnak




A visita ao Templo de Karnak é obrigatória para quem visita o Egito e deseja conhecer um pouco mais sobre a civilização do antigo Egito. É um dos cartões postais do Egito e um dos mais importantes monumentos da antiguidade.

Outro ponto marcante sobre o Templo é a sua resiliência e nível de preservação, apesar da ação humana e da natureza durante milhares de anos. Dessa forma, o templo simboliza o poder da antiga civilização egípcia e a riqueza dos antigos faraós.

É considerado o maior templo já construído do mundo inteiro. E foi construído exatamente com esse propósito, para demonstrar a grandeza do poder real na civilização egípcia.

O templo não tinha função apenas religiosa, pois funcionava também como palácio do Faraó e centro administrativo. Vale destacar que o faraó no antigo Egito era considerado uma entidade divina, então os templos eram, em muitas situações, a residência oficial dos imperadores do Egito.

O Templo de Karnak é dividido em três complexos. O recinto de Montu (Deus da Guerra), o Recinto de Amon-Rá (Deus Sol) e o Recinto de Mut (Deusa do céu e protetora da cidade de Tebas).

A escolha dos Deuses homenageados representa aqueles que são mais importantes para o povo egípcio. E o mais visitado é o complexo dedicado ao Deus Sol, considerado por muitos como o mais importante da mitologia egípcia.

Sua arquitetura única enche os olhos dos visitantes do complexo e a grandiosidade do monumento explica a importância desse Deus para a sociedade egípcia.

O complexo de Amon conta com importantes espaços do Templo de Karnak, conta com o estonteante Grande Salão Hipostilo. O ponto marcante do salão são as colunas maciças, 134 ao todo.

Desbravar o complexo e os seus detalhes, seus desenhos em relevo e suas colunas é uma atividade deslumbrante.


Templo de Luxor



 
O Templo de Luxor é outro importante monumento do antigo Egito. Ao lado dos outros atrativos listados nesse artigo, este faz com que a cidade de Luxor seja conhecida mundialmente como um verdadeiro templo a céu aberto, por conta das diversas edificações e elementos históricos que remetem ao antigo Egito.


 Se por um lado o Templo de Karnak se destaca pela monumentalidade, o Templo de Luxor impressiona pela preservação dos espaços, com diversas esculturas em relevo que resistiram à ação do tempo e se encontram intactas.


 
Desse modo, visitar o templo é importante para quem deseja observar estas escrituras no relevo do templo para conhecer um pouco mais sobre a religião e sociedade egípcia. Para melhorar a sua compreensão, é importante considerar uma visita guiada por um guia.

O templo foi descoberto ao final do século XIX, em 1881. Antes disso, o templo estava soterrado, escondido nas areias do deserto da região. Muito provavelmente estar soterrado contribuiu para que ele tenha se mantido preservado durante tanto tempo.



Avenida das Esfinges




Esta avenida também é conhecida como Rams Road. Ela tem um pouco menos que 3 km de extensão e 7 metros de largura. Ela liga os templos de Luxor e Karnak.

Embora seja um dos maiores atrativos do Egito, essa avenida passou muitos anos desconhecida, pois as estátuas estavam soterradas pela areia, acumulada naquele local ao longo de milhares de anos. Contudo, com a ação de arqueólogos, esse verdadeiro tesouro foi descoberto e revelado.

Ao todo, esta Avenida conta com mais de 1050 estátuas de carneiros e esfinges, símbolos marcantes da antiga religião egípcia.

Durante a antiguidade, a Avenida era local de celebração de importantes festividades para os egípcios, como a cerimônia de Opet, realizada por sacerdotes durante o segundo mês de cheias do Rio Nilo.


Estadia no tradicional hotel Sofitel Winter Palace




 
 O Sofitel Winter Palace é uma das melhores opções para quem deseja conhecer a região de Luxor, pois une conforto e praticidades da vida contemporânea, com instalações modernas.

O Hotel foi construído no século XIX, com padrão de luxo e estilo colonial. Conta com um excelente jardim paisagístico e uma vista magnífica para o Rio Nilo e a Necrópole de Theban, no Vale dos Reis.

Além do conforto, linda arquitetura, o hotel se encontra em uma região privilegiada, a alguns minutos dos principais monumentos de Luxor.

Sendo assim, visitar Luxor é uma experiência indescritível e uma verdadeira viagem no tempo. Visitando os monumentos da antiga Tebas, a primeira capital do Egito Antigo, você conhecerá mais sobre essa grande civilização da antiguidade.