Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá você deseja voltar. - Leonardo da Vinci
 
Quando muitos garotos da minha idade pensavam no que queriam ser quando crescessem, eu já tinha certeza do que queria ser. Assim como meus amigos de infância sonhavam ser engenheiros, médicos, feirantes, mergulhadores, eu já sonhava com profissões ligadas ao maravilhoso mundo da aviação.

Meus brinquedos preferidos eram aviõezinhos em miniatura e apesar da pouca idade a minha história favorita era a de Alberto Santos Dumont, inventor do 14 Bis.

* Vista aérea da cidade de San Diego/Califórnia

Eu era totalmente fascinado pelo desenho "Corrida Maluca" dos estúdios Hanna Barbera onde o maquiavélico vilão, Dick Viagrista, sempre trapaceava pra ganhar a corrida e mesmo com todo o jogo sujo numca conseguia uma vitória. E por incrível que pareça a minha torcida era sempre pelo Barão Vermelho que pilotava uma mistura de carro e avião que era capaz de voar.

Pedia para minha mãe passear comigo no aeroporto de Congonhas para ficar observando pousos e decolagens. Quando adulto não foi surpresa pra ninguém quando inicei minha carreira como comissário de bordo no Brasil na empresa TAM e na época o conhecido comandante Rolim se posicionava na porta de entrada dos aviões recepcionando os passageiros.

* Foto no Jumpseat do Fokker-100 da TAM 

Antes mesmo de terminar o segundo grau, sonhando em explorar o mundo fascinante das viagens, e, depois de quatro anos na avição brasileira, tornei-me comissário de voo da Qatar Airways e nesse momento as portas da aviação internacional se abriram. No anos de 2005 mudei-me para o Catar onde morei até o ano de 2013.

* Foto no aeroporto de Zagreb. Área externa do A321 da Qatar Airways. Gravata cinza de Cabin Senior

Retornei ao Brasil no fim do ano de 2013 quando já havia galgado tudo que a aviação internacional podia oferecer. Em meu currículo colecionei funções de comissário de classe econômica até chefe de cabine de Boeing 777 até que decidi estudar faculdade de Jornalismo.

* Museu do céu aberto em Goreme/Capadócia

Hoje como jornalista e criador de conteúdos no nicho de viagens e hotelaria e radicado nos Estados Unidos mostro minha experiência vivendo no país e compartilho dicas de viagens em meu Instagram. Meu perfil é o @claudiovazjunior e junte-se a essa comunidade de viajantes.

Grande abraço.

Cláudio Vaz Junior